Indicação parlamentar do Deputado Sabino traz unidade para
Rio das Ostras
O Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Luiz Côrtes, e uma equipe técnica estiveram na tarde desta segunda-feira, 30, em Rio das Ostras, acompanhados do deputado estadual Sabino, para conhecer o terreno onde será instalada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A visita foi um pedido do deputado, que esteve em seu gabinete na última terça-feira, dia 24. Côrtes também esteve no Hospital de Barra de São João e na UPA que está sendo construída em Tamoios.
A implantação da UPA em Rio das Ostras é uma indicação legislativa (nº388/2008) do deputado Sabino. A prefeitura municipal cederá um terreno de 2.200 metros quadrados no início da Estrada da Califórnia, no Village Rio das Ostras. O secretário de saúde afirmou que, logo que for avaliada a topografia e outras particularidades do terreno, o projeto poderá ser iniciado em 45 dias. A previsão para o término da UPA é outubro, mas por sugestão do deputado, ficou acordado que a inauguração será no dia 8 de dezembro, data de comemoração da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.
Côrtes falou sobre a importância do trabalho do deputado para a instalação da unidade em Rio das Ostras e para as outras demandas regionais. “Sabino é estratégico e conseguiu unir as duas pontas do governo: estadual e municipal. Além disso, ele tem se articulado com o governo do Estado para trazer mais benfeitorias para a região”, destacou. O secretário também propôs que a unidade em Rio das Ostras seja a primeira construída para ser sustentável. “Vamos fazer um projeto diferenciado e implantar a primeira UPA verde do estado. Já construímos 50 unidades e iremos adaptar o projeto para torná-la sustentável”, ressaltou Côrtes.
Sabino também afirmou ter ficado satisfeito com o acerto entre a prefeitura e o governo do estado, já que desde a primeira gestão do secretário ele solicita a implantação da UPA em Rio das Ostras. “A vinda do secretário e de sua equipe técnica foi muito importante para a região. Já vínhamos conversando sobre as necessidades desses municípios, como Rio das Ostras, que no último censo registrou mais de 105 mil habitantes. Fico satisfeito de saber que minha indicação parlamentar será atendida”, disse o secretário.
A reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito Carlos Augusto, contou com a presença do secretário municipal de saúde, de alguns vereadores e do prefeito de Casimiro de Abreu, Antonio Marcos.
ESTRUTURA- A UPA 24 horas de Rio das Ostras será uma unidade do tipo III com 1580 m2 de área construída, preparada para atender a 500 pacientes por dia. A Unidade terá quatro leitos de UTI, 10 leitos de observação para adultos e quatro, para crianças, dois quartos de isolamento, além de aparelhos de raio-x, eletrocardiograma e laboratório de análises clínicas.
REGIÃO- O secretário de Saúde esteve ainda no Hospital Regional de Barra de São João para redefinir o perfil da unidade. “Nos próximos 15 dias, minha equipe terá elaborado um relatório para sabermos qual a demanda da unidade para que possamos assim organizar o sistema de urgência e emergência da região”, destacou Côrtes. A comitiva também esteve em Tamoios, distrito de Cabo Frio, onde está fase de conclusão uma UPA tipo I, com capacidade para atender até 200 pacientes.